DA PRIMEIRA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

 Atenção pessoal. Esse conteúdo não está no livro de vocês, e é bem importante vocês tê-lo. Quero que leiam esse texto com calma e todos os trechos que aparecerem em vermelho, vocês deverão ter copiados no caderno. Na próxima aula, faremos uma revisão desses pontos e continuaremos o conteúdo a partir daqui. 

Vimos na última aula que no início do século XX o mundo era  multipolar. Ou seja, se organizavam em vários polos. Polos de que? De poder. Os países que disputavam esse poder na época era:

 Reino Unido, Alemanha, França, Japão, EUA e Rússia.

aíses

bstinados em

ominar

spaços

icos

Ricos em quê? Matéria-prima. Lembrando que matéria-prima é a primeira coisa que preciso para se produzir algo. Sem matéria-prima não há produto. Nessa época, a matéria-prima principal eram essas aqui: 




Ferro e carvão. Ferro para construir ferrovias, embarcações, maquinários...E carvão para ser o combustível que faria isso tudo funcionar. Então onde tinha ferro e carvão tinha um país de olho para se apropriar daquele território.

Com a primeira revolução industrial (meados de 1750) o país que mais tinha poder era a Inglaterra, tanto militar quanto econômico, afinal, o primeiro país a ter indústrias foi ela.


Não, a Rainha Elisabeth não estava viva na primeira revolução industrial.


Porém, à medida que os outros países começaram a se industrializar também,  a Inglaterra deixou de ser essa Coca -Cola toda e teve que dividir o espaço com esses países. 

E quem tem poder quer ter mais ou menos poder? Mais né? Mas dá para todo mundo ter muito poder? Não. Hum, então o que isso vai causar entre esses países?


Clima de Tensão! Por quê? Disputa de poder entre esses países. = disputa pela hegemonia internacional, ou seja, quem será o mais poderoso de todos.

A Inglaterra sempre foi o Batman e os outros países eram o Robin. Mas eles não se contentavam mais em ser o Robin, eles queriam ser o Batman também. O que faz muito sentido já que o superpoder do Batman é ser muito rico e esses países eram os mais ricos do mundo.


E como um país disputava poder nessa época? Quem tinha mais terras! à Imperialismo.

Por que essa conquista de terras pelo mundo se chamava de imperialismo? Porque os países estavam estendendo os seus impérios pelo globo. O Reino Unido, por exemplo, tinha terras na África e na Ásia. O império dela não era restrito só à Europa. 


Entendedores entenderão.

 Por que terras eram tão importantes? Porque os países estavam se industrializando muito rápido, e para isso eles precisavam de cada vez mais matéria-prima, ou seja ferro e carvão.

Países se industrializavam rápido, precisavam de muita matéria-prima. (ferro e carvão).

O problema é que as melhores terras da África e da Ásia estavam com o Reino unido e a França...E a Alemanha e a Itália não curtiam isso. Era como uma ala-minuta, o bife e a batata frita eram do Reino Unido e da França e a Alemanha e a Itália estavam com o arroz e a salada murcha que ninguém come. 

E para piorar a tensão, em 1870 a Alemanha teve uma guerra com a França e pegou a Alsácia-Lorena, que era uma região muito rica em ferro e carvão. 


Aquele x ali é o território que a Alemanha conquistou da França. Rico em matéria-prima. Não, a França não ficou nada feliz. A Alemanha roubou comida do prato da França e ela vai querer essa terra de volta.

Então anotem aí: Reino Unido e França tinham as melhores terras. Alemanha e Itália queriam mais colônias. França queria reconquistar Alsácia-Lorena. O clima era de tensão, países começam a se armar, produzir medicamentos e suprimentos de guerra. A busca por matéria-prima vai resultar na primeira guerra mundial (1914-1918).


Os países se organizaram no grupo da tríplice aliança Alemanha, Áustria-Hungria, Império turco-otomano, Itália.

x

Tríplice entente: R.Unido, França, Rússia, Sérvia.

Era como um trabalho em grupo, os países se juntavam por afinidade. E foi aí que algo absurdo aconteceu. 

Oferecem mais comida (terras) para a Itália se ela mudasse de lado. Ou seja, se ela saísse da tríplice aliança e passasse para a entente...E ela...


Aceitou! Sim, ofereceram um prato de territórios fresquinhos para a Dona Itália caso a entente ganhasse a guerra. E ela foi bem faceira.

Itália passa para a tríplice entente e a Áustria-Hungria foi destruída. A Alemanha está praticamente lutando sozinha.

Em 1917 quem entra na guerra do lado da entente? 



Sim! Temos a Alemanha sozinha lutando contra Reino-Unido, França, Itália vira-casaca e agora ESTADOS UNIDOS. Mas por que ele entrou na guerra?

Em 1917 os EUA entram na guerra do lado da entente porque um submarino alemão afundou um navio americano. 

Ou seja, a guerra estava acontecendo desde 1914 e os EUA não se metia. Mas aí, quando afundam o seu navio ele resolve entrar na guerra. 

Parece a situação dos irmãos que estão brigando na sala e a mãe não dá bola. Mas quando dá o som do vaso dela  espatifando, aí sim ela desce de chinelo na mão furiosa. 


Então, Eua não gostou de ter seu navio afundado e pegou o chinelo.

Mas por que ele realmente entrou na guerra?

Bem, na verdade, eram os EUA que vendiam armas, comida e medicamento para a Europa durante a guerra. Mas aquele conflito estava se arrastando demais. O país começou a ficar com receio de não ganhar o seu dinheiro, e então encontrou um motivo para entrar na guerra. 



A Rússia teve que sair da guerra em 1917, afinal, o seu país também estava passando por uma guerra. Era a revolução russa acontecendo. Em breve a URSS vai nascer!


Na Rússia o povo passava fome. A guerra aumentou muito os impostos, e claro, a pobreza. O povo não aguentava mais aquela miséria e tirou o Czar do poder, essa foi a Revolução russa de 1917 . 

A primeira coisa a ser feita foi tirar a Rússia da guerra mundial. O líder Lênin assinou um tratado de paz com a Alemanha. Tratado de Brest-Litovsk. Claro que em troca a Alemanha pediu territórios russos. E lá se foi a Finlândia, a Ucrânia, Países Bálticos, Polônia,  Bielorrússia. Sim, a Rússia era muito maior do que é hoje! Mas não adiantou. A Alemanha perdeu a guerra mesmo assim.

Quem perdeu a guerra? Alemanha perde a guerra. Obrigada a pagar uma indenização milionária aos vencedores a devolver terras da França e a reduzir as forças armadas. = Tratado de versalhes. (tratado que pôs fim à guerra)

Tratado conhecido também como manda quem pode obedece quem tem juízo.

Por que exigiram redução das forças armadas alemã? Ora, se a criança riscou as paredes, tira-se as canetinhas dela, não é? Sem forças armadas como a Alemanha vai criar confusão de novo? Esse é o argumento que os países vencedores usaram. 


Alemanha, devolve essas canetinhas aqui!

E fizeram ela devolver as terras para a França e assim aprender que nunca mais devemos pegar terra do coleguinha sem pedir.

E a Itália apesar de ter saído vitoriosa, saiu bem endividada e sem muitas recompensas pela vitória. (afinal, os países não esqueceram de que ela estava do outro lado). Ou seja, não ganhou quase terra nenhuma. 

Itália sai da guerra endividada e sem prestígio nenhum. Quem vence a guerra? Reino unido, frança e eua e Itália. Mas quem realmente vence a guerra? EUA. Ganharam dinheiro vendendo armas medicamentos e comida!

Fora que a bagunça ficou lá no outro continente.

E sabem a liga da justiça? 


Então, em 1919 criaram a liga das nações, que é quase isso. 

Só que em vez da mulher maravilha e Batman e Flash, eram os países que se uniam para que não houvesse uma outra guerra novamente. O objetivo era tentar resolver as coisas conversando e não jogando uma granada na cara do outro.



1919 é criada a liga das nações com o objetivo de evitar uma nova guerra.

COMO FICOU O MUNDO APÓS A 1ª GUERRA?


Países da Europa terminam a guerra arrasados (mesmo vencendo). Estados Unidos termina rico, e se firma como a grande potência mundial.

Aproveitando a boa fase, os EUA aceleram muitíssimo a produção, é o auge econômico do país. Vendiam muito, compravam muito, emprestavam dinheiro à Europa, era uma farra. Era o "American way of life", americanos vivendo do bom e do melhor. Estavam eufóricos, o dinheiro entrava que era uma maravilha. Quer empréstimo? Toma aqui. 

Europa, precisa de dinheiro? Pega. Produz, aumenta a produção, pé na tábuaaaa. O país agia igual brasileiro que ganhou a mega-sena da virada.


Triste realidade. Mas para os EUA, a alegria era de quem acertou os 6 números do dia 31/12.

Como ficaria a casa de vocês depois de ser explodida várias vezes? Pois é. Que país passa então a produzir muito para ajudar a reconstruir a Europa? EUA. 

EUA aumentam muito a produção e o consumismo, concedem empréstimos desenfreados, euforia econômica, produtos para reconstruir a Europa pós-guerra. Liberalismo total!


American way of life. O estilo de vida americano após a primeira guerra mundial, com muito dinheiro entrando.

EUA seguia o Liberalismo econômico: zero intervenção do estado na economia.

Para entender o que é liberalismo econômico, pensa na seguinte situação.  Imagine que seu pai te dá um cartão de crédito sem limite e você gasta demais e depois  sua família não tem dinheiro para pagar a fatura. Agora imagine esse cartão vindo com limite e depois o seu pai vem lhe cobrar por que você gastou 500 reais comprando Robux? 

Então, o seu pai nessa situação estaria representando o Estado que controla os gastos. Já o Liberalismo seria liberdade total na economia. 


Cuidado, porque liberdade econômica total pode gerar isso aí.

Liberalismo econômico também aparecia como livre concorrência e zero (sim, zero) leis trabalhistas. Então não tinha lei nenhuma protegendo o trabalhador, afinal, era tudo livre. Por isso, se eles fossem demitidos não tinham direito a nada, se o patrão quisesse, o trabalhador podia trabalhar 15h por dia. Não havia leis regulamentando isso. 

O problema é que a Europa começou a se reerguer e já não precisava mais tanto da indústria americana, e mesmo assim os EUA não diminuiu a sua produção. Não demorou para esses produtos começarem a encalhar nos estoques e os prejuízos começarem a aparecer.

Europa se reconstrói, EUA não diminui produção, produtos encalhados faz os preços caírem.

Então o esquema é assim: 



Sim, o excesso de confiança americana causou uma crise violenta no país. Era comum nessa época as pessoas investirem na bolsa de valores. Compravam ações, que são pedacinhos de empresa. A ideia é que se a empresa passasse a valer mais, elas vendiam aqueles pedacinhos e ganhavam dinheiro. TODO MUNDO INVESTIA NA BOLSA DE VALORES. Era quase como instagram, todo mundo tinha uma conta lá.

Nos EUA, todos investiam na bolsa de valores comprando ações de empresas. Do pobre ao rico.

Só que em 1929 a situação não andava boa para as empresas e as pessoas tentaram vender as suas ações quase que NO MESMO DIA! Os boatos de crise se espalharam e isso gerou um pânico nas pessoas. Elas correram e colocaram todas as ações à venda. O problema é que quando tem muita gente vendendo e pouca gente comprando, o valor despenca. Por exemplo, um coco no nordeste tem um preço bem diferente do que um coco vendido no Japão, afinal, no Japão cocos são raros.

E como tinham muitas ações sendo vendidas, o preço caiu muito, as ações despencaram, a bolsa de valores quebrou. Foi o crash da bolsa! Empresas faliram, bancos faliram e muita, mas muita gente perdeu o emprego.


Foi um horror! O país saiu de potência mundial para uma crise absurda.

Economia dos EUA não ia bem, todos põem as ações para vender ao mesmo tempo. As ações se desvalorizam (porque a oferta era maior que a procura) e a bolsa de valores de NY quebra! = Crash da bolsa. Isso afeta o mundo inteiro.


Fila de desempregados para tomar sopa. Sim, 54 milhões de pessoas passaram fome nos EUA. Acho que aquele tal de liberalismo econômico não deu muito certo...


E agora quem poderá nos defender? 

Mas agora está na hora de você fazer um lanche e descansar.


Não faça isso! Se comer muito vai dar sono, e temos uma guerra ainda pela frente. Lanche leve, por favor. 

Voltando.


Quem tirou os EUA da crise? Quem salvou a economia desse país?

Esse aqui:



Franklin Roosevelt. O grande "médico" da crise de 29.

Foi ele quem pôs ordem nessa bagunça. E como ele fez isso? Gerando empregos com obras públicas. Assim, além de melhorar a infraestrutura dos EUA, também garantiu empregos aos desempregados. Foi assim que muitas hidrelétricas foram construídas.  Ele também garantiu direitos do trabalhador (que não existiam) e pôs novas regras para os bancos para acabar com aquela bagunça de sair dando empréstimo para qualquer um.

Franklin Roosevelt salva a economia dos Eua com o New Deal.

(gera empregos com obras públicas, regulariza os direitos do trabalhador e impõe novas regras aos bancos). Ou seja, o Estado passou a intervir na economia.

Igual sua mãe quando entra no seu quarto e te manda pôr ordem na bagunça, levanta o tapete e tira de lá prato sujo, meia da pá do ventilador e te obriga a escovar o chão.


Assim que estava a economia americana antes do Franklin chegar. 

Aos poucos os Eua começaram a reagir.



Vamos dar uma olhadinha em como as coisas andam na Terra do Sol Nascente. (Sim, isso é um sapato de pomba. Inspirado em uma pomba, não usando uma! Os japoneses são exóticos mas não tanto.)

Se você for fazer pão e perceber que tem pouca farinha, quase não tem gás e o fermento está bem no fim, o que você faz? Você tem duas opções: ou pode não fazer pão nenhum, ou você pode pegar pão da casa do vizinho. De quem estou falando?

Isso mesmo! JaPÃO! 

 O Japão, espremedinho na Ásia, sem recursos naturais, sem petróleo, sem carvão, pequeno...Ele resolveu pegar o pão do vizinho em forma de terras. Japão começou a atacar a Ásia atrás de terras. Ele começou a se expandir pela Ásia com sangue no olho.

Japão começa a sua expansão pela Ásia em busca de terras! O país além de ser pequeno é pobre em recursos naturais. 




O laranja é o Japão. Todas as outras cores da legenda foi a expansão do Japão pela Ásia. Sim, o país estava levando a sério o seu aumento de territórios. Desde 1932 ele começou a se expandir!

Já na Europa, nessa mesma época, vamos lembrar que a Alemanha  após o tratado de Versalhes ficou em profunda crise econômica.

Itália e Alemanha querem se sentir poderosas de novo, querem V de vingança, surge então um forte sentimento de nacionalismo, que nada mais é do que é o povo querendo o que lhe é de direito, querendo ser importante de novo. As pessoas perderam a fé nos regimes democráticos e passaram a apoiar o extremismo.

Quem surge para fazer esse trabalho de limpar a moral alemã e italiana?

1933-Adolf Hitler (partido nazista na Alemanha) e em 1922 Benito Mussolini (partido fascista na Itália) = nacionalismo (revanchismo). O que vai acontecer aqui? Segunda guerra mundial. 1939/1945. 


Esses dois decidiram colocar os seus países em um lugar de destaque. Limpar a moral após a primeira guerra mundial. 
Eram regimes autoritários,  ultranacionalista. Queriam uma revanche da vergonha que eles passaram com a primeira guerra. 

Os países da Europa faziam de conta de que não estavam vendo esses regimes totalitários surgirem, pois recém tinham se recuperado da primeira guerra. Ninguém queria se destruir de novo. Isso se chamou  Política de apaziguamento. 

Porém, quando Hitler invade a Polônia para pegar terras que eram da Alemanha antigamente, os países finalmente declaram guerra. 

E vai começar tudo de novo!

Agora temos novas alianças: Aliados ( RU, França, EUA e URSS -Rússia se tornou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) x países do eixo (Alemanha, italia e japão). Começa a segunda guerra mundial 1939-1945



Será que a Itália muda a casaca de novo?

Não, dessa vez ela não mudou.

A guerra  começou na Europa mas se espalhou pela África, Ásia e Oceania.

Teve três fases, a fase da supremacia alemã, fase de equilíbrio entre as forças e a derrota do eixo.

Os países do eixo são derrotados e Alemanha, Itália e Japão perdem a guerra. Japão sofreu com duas bombas atômicas em 1945 lançadas pelos EUA. 

A guerra terminou. Mas se você está pensando que os vencedores foram todos juntos comemorarem a vitória com vodka, hamburguer, chá e croissant, você está muito enganado. 

Até porque, nesse grupinho de vencedores, tem dois países que não são amigos. Tem dois países grandes e fortes que agora vão disputar o poder no mundo. Quem são eles? Exatamente, EUA e o bloco da URSS!

Fim da segunda guerra: EUA e URSS são os grandes vencedores. Capitalismo x socialismo. Dois sistemas econômicos opostos e inimigos. Eis o mundo bipolar!



Um desses sistemas econômicos vai tentar dominar o mundo após 1945. Até a nossa aula de segunda!


Comentários