PÁG 23, 24, 25, 26

Atenção! Há muitas informações aqui que não tem no livro . É importante ler aqui também. E já sabe, o tema é você fazer um resumo dessas páginas do livro. Se você não tem dificuldade na compreensão desses textos, excelente. Mas se você precisa de "rodinhas" na sua bicicleta, eu estou aqui para te ajudar. 

Inclua no seu resumo as informações extras que eu coloquei aqui.

Grife o texto e escreva no seu caderno as principais ideias de cada página. Pode ser em forma de esquemas, setas, flechas...A organização é você quem escolhe. 

Começando na pág 23.



Falamos já sobre isso. Quando encerrou a segunda guerra mundial,  os EUA e a URSS se tornaram as maiores potências mundiais. Lembra que comentamos que no passado a Inglaterra que era o país mais forte do globo graças à Revolução Industrial? Bom, após a segunda guerra isso mudou completamente. A Libra esterlina abriu caminho para o Dólar passar. Ele que passou a ser a moeda mais forte do mercado. 

A Rússia, país que começou a revolução socialista, logo se alastrou por inúmeros outros países, se tornando um bloco imenso. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Aliás, você já reparou que o mapa da Rússia parece muito com um caranguejo?

                                   Não parece um caranguejo? 

Ah sim, URSS e EUA tinham armamento nuclear. Ou seja, eles não estavam brincando quando resolviam investir na área militar. Justamente pelo fato de eles terem armas tão perigosas que nenhum dos dois ousaria se atacar. Era a tal "paz armada".


Pessoal, reparem que os países que foram aderindo à URSS teve o mesmo efeito de quando organizamos os dominós em fila. Quando você derruba o primeiro, todos os outros caem em sequência. Os países foram se alastrando rumo ao socialismo, e isso deixava os capitalistas muito, muito preocupados, afinal, se o mundo se tornasse socialista, PARA QUEM ELES IRIAM VENDER? E SE NÃO VENDESSEM...

COMO ELES IRIAM LUCRAR????

Oh não! Mais um país que se junta ao socialismo! 

Gato capitalista nervoso.


Socialistas e Capitalistas passaram a competir um com o outro. Um queria ser melhor, mais tecnológico, mais armado, mais preparado...O mundo estava dividido em duas forças opostas. A famosa Guerra Fria. Que sim, foi uma baita fria! Por pouco o mundo não foi pelos ares.


  Lembrando que hegemonia é um apenas dominando, demonstrando o poder. Então eles disputavam para ser o único sistema econômico do globo. Aqui é muito interessante a questão do Egito e da Índia que flertaram com o socialismo e depois mudaram de lado. Cuba já foi o oposto. Era muito aliada dos EUA e depois passou para o lado socialista. E olha o mapa, Cuba fica muitíssimo perto dos EUA. 


Achou os dois? Então, quando Cuba se aliou com a URSS os EUA tiveram que conviver com o inimigo bem pertinho...TENSO!

 

O evento histórico chamado de "Crise dos mísseis em Cuba" foi quando a URSS resolveu instalar mísseis na ilha cubana. Imagina só, o maior inimigo americano com mísseis ali, bem do ladinho. Nessa época por muito pouco não deu guerra! Esse momento foi o mais perto que o mundo já chegou de uma guerra nuclear. A URSS resolveu ceder e retirou os mísseis de Cuba. 


Pág 24  


MAPA IMPORTANTÍSSIMO!

Vamos lá, os países na cor amarelo claro eram capitalistas, e os laranjas socialistas declaradamente. Os lilás eram periferias capitalistas, ou seja, sofriam mais influência capitalista do que socialista.

Os verdes eram bastante influenciados pelo socialismo. 

Mas fiquem atentos para os centros secundários. Percebam que a China era praticamente uma segunda sede da URSS, e o mesmo podia ser dito do Japão. O Japão e a China eram usados como zona de altíssima influência na região. Reparem também que a Europa Oriental (O leste europeu) é todo de influência socialista. Ali era muito difícil de os EUA conseguir chegar com a sua zona de influência. Em contrapartida, a Europa Ocidental era o centro secundário capitalista. O mundo era extremamente dividido, notaram?


Simmm, EUA e URSS passaram a apoiar grupos guerrilheiros inimigos do sistema. Quem era contra a URSS os EUA ajudavam com armas, e vice-versa. Cada um argumentava dizendo que estava tentando livrar o mundo do mal capitalista e socialista. Mas vamos ser francos, nenhum deles estava preocupado com ninguém, o que eles queriam era dominar o globo com o seu sistema econômico e ponto final. Já comentamos isso, eles não brigaram entre si, mas usavam os outros países para guerrear. Triste! Muita gente morreu nessa disputa.

Pág 25 

 


Essa é uma das páginas mais importantes! 

 Mostra o que começou a dar errado. Temos muitas coisas para serem explicadas. Primeiro: 

O que economia planificada?

É o Estado controlando a economia. Ele estabelecia planos de como as coisas deveriam ser. Era dominado por empresas estatais. E claro, se o Estado controlava tudo, não tinha o menor espaço para surgir a inovação, afinal, para isso acontecer é necessário liberdade, item inexistente nessa época. 

Era o Estado que definia o que seria produzido, a quantidade o preço...Depois ele distribuía a matéria-prima pelos setores. 

Agora pensa comigo. O mundo foi se tornando cada vez mais tecnológico, passamos inclusive pela Terceira Revolução Industrial após a década de 70. Será que a URSS, que não conseguia nem fazer uma enceradeira que funcionasse, conseguiria enfrentar esse mundo? Não. A URSS foi ficando cada vez mais atrasada e pobre. A URSS ficou para trás. A partir da década de 70, seus problemas aumentaram devido a sua completa estagnação. 

Essa foto era na URSS. Repare que as prateleiras estão completamente vazias. Não havia produtos básicos para vender.

Leia com atenção o último parágrafo dessa imagem do livro. Marque-o no seu livro pois a explicação é fantástica! Ela ilustra bem como o fato de a URSS ser pouco flexível causou a sua ruína. O bloco socialista tinha uma organização extremamente rígida e burocrática, mas isso não acompanhou a mudança do nosso mundo. Faltavam itens básicos na rotina das pessoas. Pasta de dente, leite...As prateleiras estavam constantemente vazias, você podia até ter dinheiro para comprar na URSS, mas não encontrava os produtos. Esse sistema não poderia ir muito longe...


Bom, com as pessoas passando fome dá para imaginar o que aconteceu...Pressão popular pela independências dessas repúblicas, ou seja, para elas voltarem a ser os países que eram antes da URSS existir. E olha que importante esse último parágrafo: não havia concorrência entre as empresas pois tudo era do Estado. Pessoal, a concorrência é o que mantém os produtos cada vez melhores. É justamente a competitividade na busca pelo lucro. Tudo o que a URSS condenava. Se tudo era estatal, para que fazer um produto melhor? Entendem?

Tudo ia muito mal na URSS. E agora, quem poderá nos defender, pensavam os russos?


Euuuu! Já tenho até as mesmas cores da bandeira soviética: amarelo e vermelho!

Ok, Chapolin, mas não foi você quem tentou salvar a URSS. Foi o Gorba.



Gorba não! Mikhail Gorbatchov! Me respeite!

Ok Senhor Gorbatchov. O senhor merece respeito, afinal, tentou a todo custo reerguer a URSS. E é sobre isso que vamos falar agora. 

Gorbatchov foi o secretário-geral do aprtido comunista de 1985 a 1991, ano em que a URSS foi finalmente encerrada. Então já dei um spoiler de que, embora ele tenha tentado muito, não conseguiu salvar o bloco soviético. Mas vamos ver as suas tentativas. E se você não fala nada de russo, agora vai aprender duas palavrinhas: perestroika e glasnost. 

Em russo, perestroika tem o sentido de reestruturação. Ou seja, Gorbatchov estava propondo mudar a estrutura da URSS. Ele queria modernizar a economia soviética, diminuindo a burocracia, permitindo haver propriedade privada, direito à greve dos trabalhadores e abertura econômica. OU seja, o que Gorbatchov queria era trazer a URSS para mais perto do capitalismo.

Já a glasnost significa transparência. Ele queria um sistema mais democrático com liberdade de expressão, o fim da guerra fria...Gorbatchov diminuiu o auxílio financeiro aos países comunistas (Cuba se deu mal nessa, pois sobrevivia graças à ajuda dos soviéticos). Além disso, ele firmou um acordo com os EUA para a destruição em conjunto de certo número de ogivas nucleares. Ou seja, a corrida armamentista estava chegando ao fim. E para piorar a moral dos soviéticos, olha o que aconteceu em 1986:


Em 1986 a Usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (que na época não era Ucrânia mas sim URSS) explode um reator, vazando radiação por todo o Leste europeu. As imensas dificuldades da URSS em lidar com a situação mostrou ao mundo como ela estava despreparada tecnologicamente. Tanto é que ela precisou contar com a ajuda dos países capitalistas para lidar com a situação. 

Percebem que a URSS está se despedindo do mundo?

Pág 26


ahhahahahah olha esse trecho pessoal!

O socialismo pregava a igualdade entre as pessoas, certo? Porém, vejam que estranho. Se você fosse próximo de alguém do partido comunista, você poderia ter privilégios. Isso significa que os membros do partido comunista tinham uma vidinha bem boa, ao contrário dos trabalhadores que viviam muito mal. O que as repúblicas socialistas começaram a fazer? Pressão para a URSS terminar. 



Aí, o que aconteceu em 1989? Pois é, o muro de Berlim é derrubado!!! Pressão popular encerra a divisão do país. A Alemanha estava sendo reunificada e a URSS respira agora com aparelhos. Até que...



Sim, existem diferenças entre os países capitalistas. Há os mais liberais, os menos liberais...Embora com o fim da URSS o mundo tenha se tornado quase todo capitalista, há diferença entre os países. Além do que foi citado (uns com menos empresas estatais e outros com mais) há diferenças também na riqueza desses países. Há países capitalistas pobres e outros ricos. Esse é o mundo em que você vive. 


Alunos, PIB quer dizer Produto Interno Bruto. É tudo o que um país produziu de riqueza ao longo de um ano. O dinheiro que ele ganhou, digamos assim.

Olha como era o PIB dos EUA entre 50 e 60! mais que todos os países da Europa Ocidental (O oeste da Europa) mais o Japão! Só que aí o que aconteceu foi que a China, a União Europeia e o Japão foram se tornando muito ricos! E você sabe, o poder militar está muito associado com dinheiro, afinal, é caríssimo se armar militarmente. Isso significa que o mundo agora não era mais bipolar, pois vários outros países ganharam poder também! O mundo passou de bipolar para multipolar novamente. 


Olha esse quadro! Em 1950 a China era a 8ª economia do mundo, e hoje ela é a segunda!

A Rússia era a segunda e agora é a 10ª! Vejam como o poder dos países foram mudando. Isso é a prova de que a ordem mundial é extremamente dinâmica. 

Façam os resumos no caderno, e não esqueçam de acrescentar no resumo as informações extras que coloquei aqui. Grifem o livro com os conteúdos mais importantes de cada parágrafo. Isso ajuda bastante na hora de estudar. Lembre-se. tudo o que for explicado aqui e na sala de aula pode ser cobrado em testes e prova trimestral. 


Comentários